Grupo Diário integra comitiva que vai viajar ao Marrocos

Grupo Diário integra comitiva que vai viajar ao Marrocos

Foto: Nathália Schneider

A cerimônia oficial dos novos geoparques está perto. O evento ocorrerá de 6 a 10 de setembro, em Marrakech, no Marrocos. As comitivas dos geoparques da Quarta Colônia e Caçapava do Sul já estão nos últimos preparativos para receber a certificação oficial, junto com outros 16 novos geoparques. Com o reconhecimento, o Brasil passa a abrigar cinco geoparques, e o Rio Grande do Sul passa a ter três. E o Grupo Diário é o único veículo de comunicação gaúcho a estar presente neste momento histórico.


Em 24 de maio de 2023, os geoparques da Quarta Colônia e de Caçapava do Sul foram reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e passaram a integrar a Rede Mundial de Geoparques (GGN).


Em dezembro de 2022, em uma reunião da Unesco, os geoparques Quarta Colônia e Caçapava receberam sinal verde. Os relatórios foram realizados pelos avaliadores Ángel Hernandéz (Espanha) e Helga Chulepin (Uruguai), que participaram da missão na Quarta Colônia, e de Antonino Matencio (Espanha) e Mahito Watabane (Japão), avaliadores do geoparque Caçapava. Os documentos resultaram na indicação positiva e recomendação de aprovação de ambos territórios como geoparques mundiais. 


Preparativos

Os representantes vivem um momento de altas expectativas e de orgulho por apresentar uma parte da região central do Estado em nível internacional. A comitiva dos dois geoparques vai contar com representantes dos municípios, do Estado, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da Unesco e de outros geoparques brasileiros.


O Geoparque Quarta Colônia é composto por nove municípios: Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Nova Palma, Ivorá, São João do Polêsine, Pinhal Grande, Restinga Sêca e Silveira Martins. Desde a aprovação, os prefeitos da região, em parceria com a UFSM, já começaram a preparar os trabalhos que serão mostrados em Marrakech e organizar os planos para a viagem.


O prefeito de São João do Polêsine e o presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (Condesus), Matione Sonego (MDB), afirma que está praticamente tudo organizado:  


– O evento ocorre de 6 a 10 de setembro, vamos ficar lá até dia 11. Na última noite, tem a cerimônia de confraternização e de inclusão aos novos geoparques mundiais. Um momento solene de certificação aos novos geoparques, quando vamos receber o nosso. Também vamos ter um espaço onde vamos levar alguns trabalhos para serem expostos.


O Geoparque Caçapava abrange todo o território de Caçapava do Sul. A iniciativa surgiu a partir do desenvolvimento de atividades relacionadas ao potencial de geodiversidade da cidade, de comercialização de produtos locais e da realização de pesquisas científicas. Em 2013, foi proposto para a prefeitura que o município adotasse o título de “Capital Gaúcha da Biodiversidade”, o que ocorreu dois anos depois por meio da aprovação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.


Em Caçapava, são 22 geossítios. Dentre os mais conhecidos, estão Pedras das Guaritas, Minas do Camaquã, Cascata do Salso e Serra do Segredo. Além da valorização do patrimônio geológico, os geoprodutos representam a identidade do território, que englobam uma variedade de mercadorias ligadas ao artesanato e gastronomia, por exemplo.  


Para o prefeito do município, Giovani Amestoy da Silva (PDT), a viagem vai ser um momento de emoção, gratidão e de reconhecimento pelo trabalho coletivo que já vem sendo construído há anos pela localidade:


 – É um projeto que desenvolvemos com a comunidade caçapavana, setor público, iniciativa privada e instituições, que se mobilizaram ao longo dos anos para tornar essa conquista possível.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Comitivas


A comitiva vai ser composta por mais de 40 pessoas, como o presidente do Condesus; o prefeito de Faxinal do Soturno, Clovis Alberto Montagner (PP); o prefeito de Restinga Sêca, Paulo Salerno (MDB); representantes da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM; pela diretora do Quarta Colônia Geoparque Mundial da Unesco, Jaciele Sell; o prefeito de Caçapava do Sul; pelo professor da UFSM e coordenador científico do Geoparque Caçapava, André Borba; o secretário de Cultura e Turismo do município, Stener Camargo, e a intérprete e tradutora Daniela do Canto.


Além dos representantes locais, a comitiva é composta também por integrantes da Unesco no Brasil; membros do Geopark Araripe; representantes de municípios de Santa Catarina, de Minas Gerais e do Ceará; o secretário estadual de Assistência Social, Beto Fantinel (MDB); o deputado estadual Carlos Burigo (MDB); representante da Secretaria de Turismo; integrante da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs); o vice-governador, Gabriel Souza (MDB), e a equipe.


Como será a cobertura da certificação oficial

Quem também vai estar presente na viagem vai ser a equipe do Grupo Diário. O colunista do Diário Deni Zolin, integrante da comitiva, comenta a importância da presença do Grupo Diário em Marrocos: 


– O fato de dois geoparques da Região Central serem reconhecidos pela Unesco, que é o braço de educação e cultura da Organização das Nações Unidas (ONU), é uma conquista e um marco importantíssimo para a região. Portanto, é uma obrigação do Grupo Diário fazer uma cobertura à altura dessa conquista, que vai alavancar o turismo da região, tornando-a conhecida mundialmente. Por isso, dois profissionais vão ir daqui e serão os únicos da imprensa gaúcha a acompanharem esse evento – afirma Deni Zolin.


Rumo ao Marrocos, junto com Deni, estará também o repórter do Bei e apresentador Gilberto Ferreira. Para ele, que acompanhou as duas visitas de avaliação dos geoparques da região, é uma oportunidade única.   


– Eu vi nascer a ideia de constituir um território Geoparque na região. Quando os avaliadores (da Unesco) vieram, nós tínhamos a certeza de que tudo ia dar certo, pois o dever de casa já tinha sido feito. E, para mim, será um momento especial na minha vida e na carreira profissional. Porque é a minha primeira viagem de avião e a primeira cobertura internacional. Estou muito feliz e agradecido pela oportunidade.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

MC Marcinho morre aos 45 anos; cantor estava à espera de transplante de coração Anterior

MC Marcinho morre aos 45 anos; cantor estava à espera de transplante de coração

Acidente com três caminhões bloqueia totalmente o trânsito na BR-392 Próximo

Acidente com três caminhões bloqueia totalmente o trânsito na BR-392

Geral